Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Qual das infecções abaixo está relacionada com a neoplasia intraepitelial cervical?

A
Cervicite gonocócica.
B
Vaginose bacteriana (infecção por Gardnerella).
C
Candidíase em imunodeprimidas.
D
Infecção por HPV no colo.
E
Donovanose em imunodeprimido.
Um menino com 1 mês de vida, raça negra, morador de área urbana, é levado pelos pais à Unidade Básica de Saúde para atendimento de rotina e vacinação. Não é oferecido nenhum medicamento à criança, que recebe aleitamento materno exclusivo. O médico avalia a criança, que tem exame físico normal, com ganho de 40 g/dia desde o nascimento. Pergunta se oferecem vitamina D ao filho e a mãe diz que não considera necessário, já que oferece exclusivamente o seio. O médico deverá conversar com os pais e propor uma conduta. Considera-se CORRETO que o médico:
Qual o FÁRMACO DE ESCOLHA para a prevenção primária da hemorragia digestiva alta por rotura de varizes esofagianas num paciente com hipertensão portal esquistossomótica?
Manifesta-se sob a forma de oligoartrite assimétrica de membros inferiores, com cultura de líquido sinovial estéril e associada ao HLA-B27 em cerca de 60% dos pacientes?
Homem de 35 anos de idade trabalha sem registro em carteira em uma fábrica de confecção. Há um mês apresenta tosse, febre e emagrecimento. Procurou o pronto-socorro da região onde foi diagnosticada tuberculose pulmonar com baciloscopia positiva. A conduta do médico do pronto-socorro deve ser:
Compartilhar