Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Qual das manifestações clínicas do lupus eritematoso sistemico, abaixo citadas, é considerada a menos frequente?

A
trombocitopenia
B
pericardite
C
anemia
D
artralgia
E
proteinúria
Primigesta de 22 anos de idade, com 8 semanas e 4 dias de idade gestacional, procura serviço de obstetrícia para iniciar seu pré-natal. Ao exame clínico, paciente apresenta exame físico e obstétrico normal. Exames complementares normais, porém apresentando sorologia positiva para HIV, confirmado por 2 testes e apresentado carga viral de 5.000 cópias/ml, que se manteve até o término da gestação. Qual a melhor conduta, quando a gestação estiver a termo e a paciente entrar em trabalho de parto?
Paciente de 25 anos apresentou quadro compatível com cólica renal à direita, tendo sido encaminhado à emergência. Os exames mostraram cálculo de 4 mm localizado no ureter distal e leve hidronefrose. A avaliação laboratorial não revelou anormalidades. A dor em cólica aliviou de maneira substancial após analgesia intravenosa. Considerando as opções abaixo, qual a mais indicada para o manejo inicial?
Considerando a Glomerulonefrite Difusa Aguda (GNDA), assinale a alternativa correta:
Em pacientes com hipercatabolismo, como grandes queimados, a avaliação do índice metabólico reflete o gasto energético. É correto afirmar que
Compartilhar