Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Qual das medicações abaixo não está indicada em casos de violência sexual?

A
Levonorgestrel
B
AZT (Zidovudina) + 3TC (Lamivudina+Nelfinavir)
C
Azitromicina
D
Clindamicina
Os pais de um menino de 14 anos de idade estão preocupados por sua baixa estatura e ausência de desenvolvimento de características sexuais secundárias. O menino teve um desenvolvimento normal na infância, apesar de ser sempre menor que as crianças de sua idade. O exame físico é normal. A relação entre o segmento superior e inferior é de 0,98. Uma pequena quantidade de pelos finos pubianos e axilares é evidenciada. Não há pigmentação escrotal; seus testículos medem 4 cm³, e seu pênis mede 6 cm. O diagnóstico mais provável é:
Gestante com 20 semanas de gestação vem à consulta rotineira de pré-natal mostrar os primeiros exames realizados como apresentado a seguir. Nega qualquer queixa no momento. Hemoglobina = 13,2 Hematócrito = 35 Leucócitos 9000 diferencial sem alterações; VDRL não reagente; Anti-HIV não reagente; HBsAg não reagente; Glicose 78; Anticorpos para Toxoplasmose IgG e IgM não reagentes; EQU: Leucócitos 3/campo e hemácias 2/campo; Urocultura: E coli > 100.000 Qual a melhor conduta diante destes resultados?
Um homem de 56 anos, hipertenso de longa data, queixa-se de cansaço e palpitações há cerca de 1 mês. Está em uso diário de enalapril 20 mg, atenolol 100 mg e hidrocloritiazida 12,5mg. Ao exame clínico encontra-se eupneico, com discreta estase jugular, pulso arrítmico com 100 bpm, PA: 140x90 mmHg, sopro sistólico suave em foco mitral (+/++++), pulmões limpos, fígado não palpável e sem edemas periféricos. ECG atual revelou ritmo de fibrilação atrial sem outras alterações. Apresentava ritmo sinusal no traçado de 4 meses atrás. Realizado ecocardiograma que mostrou discreta dilatação do átrio esquerdo e função contrátil ventricular esquerda conservada (fração de ejeção de 0.55), sem segmentos discinéticos, discreto refluxo das valvas mitral e tricúspide, com pressão arterial pulmonar de 37 mmHg. O melhor procedimento neste caso é:
A “manobra de Pringle” pode ser utilizada na seguinte situação:
Compartilhar