Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Qual das medidas abaixo não deve ser adotada na prevenção da recorrência de urolitíase por oxalato de cálcio em pacientes com hipercalciúria renal?

A
Restrição da ingestão de cálcio.
B
Restrição da ingestão diária de sódio
C
Restrição da ingestão de proteína de origem animal.
D
Restrição da ingestão de oxalato.
E
Aumento da ingestão de líquidos para atingir um volume urinário entre 2.000 mL e 3.000 mL em 24 horas.
Criança de 6 anos com história de febre há 5 dias e tosse há 3 semanas. Há relato de ter ido passear na casa da tia em Friburgo há mais ou menos 1 mês atrás. Ao exame apresenta queda do estado geral, palidez cutâneo mucosa ++/4, taquipneia, FR=53irpm e crepitação em ambas as bases pulmonares. A hipótese diagnóstica diante do quadro com respectiva conduta para elucidá-la é:
De acordo com o calendário de vacinação da criança de 2008, preconizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, é correto afirmar que:
Paciente apresenta hérnia de hiato esofágico do tipo 1 associada a refluxo gastro-esofágico e mucosa de Barrett com displasia grave, sendo indicada ablação fotodinâmica da mesma. Cerca de 12 horas após o procedimento endoscópico para tal, apresenta dor retroesternal com irradiação cervical e enfisema subcutâneo nesta região. Qual o melhor método diagnóstico para o quadro clínico agudo, apresentado pelo paciente?
O Triângulo de Hesselbach tem como limites superolateral, medial e inferior, respectivamente as seguintes estruturas anatômicas:
Compartilhar