Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Reumatologia

Qual das opções abaixo corresponde às patologias relacionadas ao comprometimento do aparelho cardiovascular no Lúpus Eritematoso Sistêmico e no Lúpus Neonatal, respectivamente?

A
Endocardite e pericardite
B
Pericardite e bloqueio atrioventricular total
C
Miocardite e bloqueio atrioventricular total
D
Pericardite e taquicardia supraventricular
E
Endocardite e bradicardia sinusal
Um paciente com encefalopatia metabólica frequentemente apresenta as seguintes manifestações clínicas, EXCETO:
Um paciente submetido à gastrectomia subtotal apresenta febre nas primeiras 48 horas do período pós-operatório. A causa mais provável da febre é:
Um paciente com megaesôfago, com diâmetro radiológico inferior a 5 centímetros, foi submetido a tratamento por dilatação pneumática por 2 anos, ao fim dos quais se apresentava assintomático. Não compareceu mais às sessões de revisão e, 3 anos após a última consulta, retornou com queixas de disfagia, regurgitação e emagrecimento acentuado. O exame contrastado do esôfago mostrou dilatação esofagiana superior a 7 centímetros. O tratamento mais indicado para este paciente, no momento, é:
Você está de plantão em um pronto-socorro, para onde foi trazido um jovem de 29 anos, vítima de colisão moto-poste em alta velocidade, com capacete. O paciente se apresenta com hematoma periorbital bilateral, bastante agitado, cianótico, com rouquidão e dificuldade para se expressar. Há múltiplas lesões nos ossos da face e mandíbula, dentes quebrados e bastante sangue na cavidade oral. Foi administrado oxigênio sob máscara facial, com reservatório 12 L/min e a saturação de oxigênio é de 78%. Qual a conduta mais recomendável?
Compartilhar