Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Qual das opções abaixo NÃO correlaciona corretamente uma doença com as características clínicas correspondentes da dor?

A
Úlcera duodenal terebrante - dor em cólica em abdômen superior que aumenta com alimentação e flexão do tronco.
B
Hérnia - dor no local da hérnia que aumenta com os esforços e cessa com o repouso.
C
Angina abdominal (mesentérica) - dor abdominal contínua no centro do abdômen que aparece 1 a 2 horas após as refeições.
D
Intestino irritável - dor em abdômen inferior que aumenta com alimentação e diminui com a evacuação.
E
Síndrome pilórica - dor em abdômen superior que aumenta com alimentação e diminui com os vômitos, que, como regra, não têm bile.
Considere os achados abaixo: I. Presença de bronquiectasias; II. Presença de carcinoma brônquico; III. Presença de Streptococcus pneumoniae. Quais deles devem ser considerados na avaliação de um paciente que apresenta pneumonias de repetição ou pneumonias que não respondem a tratamento adequado?
Jovem de 22 anos, professora de educação infantil com carga horária de 40 horas semanais, consultou por quadro de disfonia que piora durante a semana e melhora quando faz repouso vocal. Não apresentava queixas vocais até o início de suas atividades profissionais há 6 meses. Informou ter rinite alérgica. Qual o diagnóstico mais provável?
Considere as assertivas abaixo sobre Lúpus Eritematoso: I. As mucosas não apresentam lesões no Lúpus Eritematoso Sistêmico. II. Manifestações cutâneas, como rash eritematoso facial e fotossensibilidade, estão entre as lesões que mais aparecem nos pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico. III. As lesões discoides ocorrem somente no Lúpus Eritematoso Cutâneo. Quais são as CORRETAS?
Que característica sela o diagnóstico de osteossarcoma?
Compartilhar