Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Qual das opções abaixo NÃO correlaciona corretamente uma doença com as características clínicas correspondentes da dor?

A
Úlcera duodenal terebrante - dor em cólica em abdômen superior que aumenta com alimentação e flexão do tronco.
B
Hérnia - dor no local da hérnia que aumenta com os esforços e cessa com o repouso.
C
Angina abdominal (mesentérica) - dor abdominal contínua no centro do abdômen que aparece 1 a 2 horas após as refeições.
D
Intestino irritável - dor em abdômen inferior que aumenta com alimentação e diminui com a evacuação.
E
Síndrome pilórica - dor em abdômen superior que aumenta com alimentação e diminui com os vômitos, que, como regra, não têm bile.
A alternativa que NÃO É um dos critérios clínicos para o diagnóstico da síndrome do antifosfolípide é:
Em relação aos abscessos amebianos do fígado, assinale a alternativa correta.
Lactente de um ano de idade, sexo masculino, é atendido no pronto-socorro com história de cinco dias de febre, tosse produtiva e taquipneia. O raio X de tórax revela condensação alveolar em lobo inferior direito. A criança é tratada para pneumonia, utilizando-se antibioticoterapia adequada para as bactérias mais prováveis para a faixa etária, não se observando melhora. Troca-se o antibiótico pensando-se em resistência ou outro agente etiológico, também sem resposta. Com isso aventa-se a possibilidade do diagnóstico de tuberculose. Com relação a este caso, assinale a alternativa correta.
Homem de 60 anos de idade, afro descendente, com queixa de dor lombar irradiada para o membro inferior esquerdo e perda da força muscular, fraqueza e fadiga. Há dois meses internado por pneumonia e tratado com recuperação. Exame físico: emagrecido, hipocorado (+++/+4), ausência de hepatoesplenomegalia. Exames complementares: 2,94 hemácias, Hg: 8,5 g%, ht: 27% com 3.400 leucócitos VHS 127 mm. Proteínas totais de 10g/dl, albumina de 4,8g/dl e globulinas de 5,2g/dl. Eletroforese de proteínas com lgG de 7g/dl.Uréia 138mg/dl e creatinina de 2,8 mg/dl. RMN da coluna com sinais de compressão medular. O paciente apresentou fratura patológica de úmero ao tomar postura para radiografia do tórax. Em relação a hipótese diagnóstica mas provável, qual a afirmação está INCORRETA:
Compartilhar