Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Qual das opções NÃO é indicada para tratar uma obstrução ureteral aguda por cálculo em ureter inferior?

A
Litotripsia extracorpórea com ondas de choque.
B
Ureteroscopia com fragmentação dos cálculos.
C
Hidratação oral abundante associado a diuréticos para forçar a expulsão do cálculo que é um tratamento clínico comprovadamente eficaz.
D
Inserção de cateter de duplo J, se houver sinais de infecção.
E
Nefrostomia percutânea, se houver sinais de infecção.
A Sífilis é uma doença infectocontagiosa de evolução sistêmica e crônica. Estima-se que mais de novecentos mil casos novos ocorram a cada ano no Brasil. Na gravidez é considerada de extrema gravidade, e seu tratamento adequado é de fundamental importância. Levando-se em consideração o tratamento adequado da sífilis na gravidez, assinale a correta:
Sobre o atendimento inicial ao paciente politraumatizado, é correto afirmar : I. O colar cervical não pode ser retirado em hipótese alguma enquanto não se houver descartado em definitivo a possibilidade de lesão de coluna cervical, devendo-se inclusive intubar o paciente sem removê-lo. II. Contra-indicação absoluta à intubação naso-traqueal é a apnéia (ausência de ventilação espontânea). III. As radiografias panorâmica de bacia, de coluna cervical (em 2 incidências pelo menos) e de tórax em AP devem ser obrigatoriamente realizadas em todo paciente politraumatizado, mesmo naqueles sem queixas. IV. O paciente politraumatizado vítima de traumatismo crânio-encefálico pode ser sedado para ser intubado, podendo-se utilizar midazolan, fentanil e até mesmo bloqueadores neuro-musculares como a succinilcolina. V. Paciente politraumatizado, após queda de andaime de 6 metros de altura, dá entrada no serviço de emergência com dor abdominal em flanco esquerdo, frequência cardíaca de 115 bpm, pressão arterial de 110 x 80 mmHg, ansioso e com frequência respiratória de 25 irpm. Encontra-se portanto em choque, sendo de causa hemorrágica até prova em contrário. VI. Hemoderivados devem ser prescritos em pacientes em choque hemorrágico sempre que houver uma resposta transitória após infusão de 2 + 2 litros de cristalóides rapidamente, ou quando não houver nenhuma resposta após infusão de 2 litros de cristalóides, sendo o sangue tipo O indicado naqueles pacientes com hemorragia grave, na ausência de sangue tipo específico ou no uso emergencial. Apenas em meninas e mulheres em idade fértil deve-se preocupar em administrar o tipo O - .
Um jovem 20 anos de idade, bateu seu carro contra um poste e não usava cinto de segurança. Ao ser resgatado e trazido a sala de emergência, apresentava-se com fraturas importantes maxilofaciais e em sofrimento respiratório. Assinale a alternativa correta, em relação à conduta a ser tomada:
São causas comuns de obstrução do intestino delgado:
Compartilhar