Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Qual das opções NÃO é indicada para tratar uma obstrução ureteral aguda por cálculo em ureter inferior?

A
Litotripsia extracorpórea com ondas de choque.
B
Ureteroscopia com fragmentação dos cálculos.
C
Hidratação oral abundante associado a diuréticos para forçar a expulsão do cálculo que é um tratamento clínico comprovadamente eficaz.
D
Inserção de cateter de duplo J, se houver sinais de infecção.
E
Nefrostomia percutânea, se houver sinais de infecção.
Paciente de 52 anos procura atendimento médico, pois percebeu aumento do volume cervical à direita. Ao exame físico, o achado mais significativo é que a lesão move-se à deglutição. Qual a origem mais provável dessa lesão?
Após um incêndio, um paciente de aproximadamente 80 Kg sofreu queimadura de 1º grau em toda região da cabeça, de 2º grau na parte anterior do tronco (abdome e tórax) e de 3º grau em todo membro inferior esquerdo. Calcule a superfície corpórea queimada (SCQ) e a quantidade de volume de hidratação a ser reposto no período de 16 às 24 horas pós-queimadura.
Quanto ao câncer de cólon, assinale o correto:
Um adulto jovem é admitido para investigação de dor abdominal do tipo cólica, acompanhada de hematúria macroscópica, após trauma lombar durante jogo de futebol. O exame evidencia PA: 160 x 100 mmHg; FC: 88bpm; FR: 18irpm; Tax: 36,8°C; USG realizada identifica rins aumentados de tamanho, com numerosos cistos, que também estão presentes no fígado. O laboratório mostra: Creatinina de 0,9mg%; Hematócrito de 43%. Escolha a conduta indicada para o caso:
Compartilhar