Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Nefrologia

Qual das propostas terapêuticas abaixo você preferencialmente NÃO indicaria no hiperparatireoidismo secundário à insuficiência renal.

A
Carbonato de Cálcio.
B
Dieta pobre em fosfato.
C
Calcitriol.
D
Cirurgia.
E
Antiácidos contendo alumínio.
Comparece em sua unidade uma gestante de 32 semanas buscando aconselhamento, pois o ultrassom pré-natal do primeiro trimestre evidenciou gastrósquise, no feto. Nas ultrassonografias de controle, notam-se alças intestinais não recobertas por membranas, com ausência de dilatações, exteriorizadas em relação à parede abdominal anterior associado a sinais de crescimento intra-uterino restrito. Dentre as alternativas, indique aquela que corresponde a MELHOR CONDUTA a ser tomada, neste momento.
O cisto do conduto de Nuck ocorre:
Jovem, em investigação de infertilidade masculina, é diagnosticado com varicocele à esquerda, sendo proposta a correção cirúrgica. A principal complicação cirúrgica relacionada à piora do espermograma no pós-operatório é:
Homem, 65a, há cerca de 1 ano apresenta dor em panturrilha esquerda quando caminha um quarteirão, o que o obriga a parar, havendo piora nos últimos 2 meses, estando com limitação progressiva. Antecedente pessoal: tabagismo (1 maço/dia há 40 anos), nega hipertensão e diabetes. Exame físico: corado, PA= 142x88 mmHg; FC= 66 bpm; temp.= 36,5°C; extremidades: ausência de pulsos em membro inferior esquerdo, pé esquerdo com rubor, temperatura diminuída em relação ao direito, com pele atrófica e sem pelos. Índice tornozelo-braquial: MIE= 0,4, MID= 0,8. Além de orientações para cessar o tabagismo e cuidado com os pés, a conduta medicamentosa é:
Compartilhar