Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Nefrologia

Qual das propostas terapêuticas abaixo você preferencialmente NÃO indicaria no hiperparatireoidismo secundário à insuficiência renal.

A
Carbonato de Cálcio.
B
Dieta pobre em fosfato.
C
Calcitriol.
D
Cirurgia.
E
Antiácidos contendo alumínio.
Homem de 42 anos apresentando dor lombar no flanco direito de moderada intensidade há dois meses, que intensificou há uma semana, necessitando de analgésicos e anti-inflamatórios para o controle da mesma. Tomografia de abdome evidencia cálculo renal direito de 2,1 cm, no terço inferior, com densidade de 1063UH (Unidades Hounsfield) e distância cálculo-pele de 11 cm. Presença de discreta dilatação da pelve renal direita (pelve extra hilar), sem outras alterações renais e de vísceras abdominais. Considerando as informações acima, a melhor conduta no tratamento do cálculo renal diagnosticado é:
Criança de 1 mês de vida, do sexo masculino, dá entrada em pronto-socorro com quadro de sepse, distensão abdominal, globo vesical visível e palpável. O diagnóstico mais provável seria:
Mulher de 35 anos, tabagista, apresentou hematúria macroscópica e a cistoscopia revelou lesão vesical de 3 cm. A ressecção desta lesão revelou tratar-se de carcinoma de células transicionais de baixo grau, sem comprometimento do detrusor. Qual a sequência deste tratamento?
Em qual das patologias abaixo deve ser indicada cirurgia pelo risco de malignização?
Compartilhar