Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Reumatologia

Qual das seguintes afirmações, acerca da artropatia relacionada à colite ulcerativa, é verdadeira?

A
Afeta mais frequentemente as pequenas articulações, sem função de sustentação.
B
Deforma e destrói as articulações interfalangianas proximais.
C
Melhora sempre, quando a doença intestinal é tratada.
D
É muito mais comum que a artropatia da doença de Crohn.
E
O acometimento da coluna toracolombar está associado à presença do antígeno HLA-B27.
Alice, 23 anos, estudante de medicina, apresentou quadro de sudorese, dispneia, palpitações durante o acompanhamento de consultas ambulatórias em seu estágio na Unidade de Saúde da Família. Foi escutada e avaliada clinicamente por sua preceptora que não encontrou alterações no exame clínico. Alice não consome excessivamente cafeína, não faz uso de álcool e substâncias psicoativas. Posteriormente realizou exames bioquímicos necessários e ECG que não evidenciaram alterações. Alice relatou estar muito preocupada com provas. O transtorno do pânico é um diagnóstico provável para Alice. Baseando-se no caso acima e em seus conhecimentos assinale a alternativa errada:
Os diuréticos são drogas usualmente empregadas no tratamento da hipertensão arterial e da insuficiência cardíaca. Entre as alternativas abaixo, sobre esse tipo de droga, assinale a correta.
A presença de Fator Anticoagulante Lúpico no sangue pode acompanhar todas as ocorrências abaixo, EXCETO:
A síndrome paraneoplásica é uma condição frequente no carcinoma de pulmão. Dentre as situações apresentadas abaixo a que não pode ser associada a ela é:
Compartilhar