Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Qual, das seguintes afirmativas, é verdadeira quanto às características epidemiológicas da síndrome do intestino irritável?

A
Os sintomas ocorrem, na maioria dos adultos, após infecções entéricas bacterianas ou virais.
B
Resolve espontaneamente na maioria dos pacientes.
C
A prevalência estimada é substancialmente maior em adultos do que em crianças.
D
A prevalência populacional é similar entre mulheres e homens.
Pacientes submetidos à anestesia subaracnoidea podem apresentar hipotensão. A gênese da hipotensão nestes casos se deve principalmente, à:
Recém-nascido com 15 dias de vida, com peso ao nascimento de 3.800 g e peso atual de 4.350 g, foi trazido ao ambulatório por apresentar coloração alaranjada da pele que atingiu face, tronco, abdômen e raiz dos membros. A mãe informou que a criança vinha sendo amamentada, exclusivamente, ao peito e que tanto ela como o filho eram O+. O valor obtido no bilicheck transcutâneo foi 13, razão pela qual encaminhou-se o paciente para internação no hospital. Os exames laboratoriais mostraram bilirrubina total de 19 mg% e hemoglobina de 16 g%. Qual o tipo de fototerapia mais adequado para o tratamento deste recém-nascido?
Uma paciente de 32 anos de idade, vítima de acidente automobilístico com trauma abdominal fechado, é levada a um pronto-socorro. O médico constata que a paciente está inconsciente, sem pulso central e apneica. Ao iniciar manobras de reanimação cardiorrespiratória, constata-se a presença de atividade elétrica sem pulso (AESP). Qual a causa mais provável da AESP na paciente descrita?
Em relação à doença hemorroidária, é incorreto afirmar que:
Compartilhar