Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Qual das seguintes associações é CORRETA em relação ao diagnóstico da anemia hemolítica?

A
Esquistócitos - Hemólise associada a próteses intravasculares
B
Esferócitos - Anemia falciforme
C
Células em alvo - Hemólise por crioaglutininas
D
Acantócitos - Talassemias
Em relação ao rastreamento precoce do câncer de próstata, assinalar a alternativa CORRETA.
Paciente procura atendimento com queixas sugestivas de anemia. Eritrograma mostra Hb = 6,0 e VCM = 121. Com base nestes dados, qual das hipóteses abaixo deve ser excluída do diagnóstico diferencial?
Em um paciente com história recente de infarto agudo do miocárdio, o intervalo mínimo recomendado para efetuar cirurgia eletiva é de:
Paciente de 60 anos, obesa, com maus resultados no controle da hipertensão e diabetes no último ano. É uma frequentadora assídua da unidade básica de saúde, geralmente com queixa de dores no corpo, cefaleia e mal-estar. Em sua última consulta, apresentava-se com bom aspecto de higiene, uma aparência entristecida e dizendo que não estava conseguindo fazer suas faxinas por conta das muitas dores que sentia. Sobre sua família, disse estar morando sozinha desde que a filha faleceu com câncer de mama, há 6 meses. O exame clínico era normal, exceto por ainda apresentar elevação da pressão arterial. Com base no caso e nos critérios definidores de depressão, identifique qual a conduta mais adequada:
Compartilhar