Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Qual, das seguintes combinações de drogas antieméticas, é a melhor recomendada para um paciente com quimioterapia com drogas de alto potencial emetogênico como a cisplatina?

A
Alprazolan, dexametazona, nabilone.
B
Aprepitant, dexametazona, ondansetron.
C
Aprepitant, lorazepam, palonosetron.
D
Metoclopramida, dronabinol, olanzepina.
No tratamento do choque hemorrágico secundário a trauma grave, o melhor sinal de restauração hemodinâmica bem sucedida é:
Em relação à saúde mental da criança, são apresentadas as seguintes assertivas: I. Resiliência é a capacidade de resistir aos estressores traumáticos (perdas, acidentes, doenças graves), sem lesar o potencial de desenvolvimento e de recuperação. II. Doenças psiquiátricas na família, como transtornos de humor e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, são fatores de risco para a psicopatologia infantil. III. Farmacoterapia é a primeira escolha no tratamento dos transtornos de ajustamento da infância. Qual é a alternativa correta?
Em relação à avaliação das crianças com trissomia do cromossoma 21, são apresentadas as assertivas a seguir: I. A solicitação do exame de cariótipo é indicada apenas quando há dúvidas no diagnóstico clínico. II. Quando houver suspeita clínica de síndrome de Down, a avaliação cardiológica deverá ser solicitada para todo RN, mesmo que a ausculta não evidencie sopros. III. Indica-se avaliação radiológica da coluna cervical para todas as crianças com esta cromossomopatia. Qual é a alternativa correta?
O trauma é importante problema de saúde pública, sendo que o tipo de atendimento inicial pode reduzir a morbimortalidade associada. Considerando um paciente vítima de acidente automobilístico, que apresente vias aéreas permeáveis, porém com respiração inadequada, taquidispneia e escore de 7 na escala de coma de Glasgow, julgue os itens subsequentes. Caso se opte pela intubação endotraqueal com a chamada indução em sequência rápida, o paciente deve receber um agente anestésico de ação rápida seguido de um agente de bloqueio neuromuscular.
Compartilhar