Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Qual, das seguintes combinações de drogas antieméticas, é a melhor recomendada para um paciente com quimioterapia com drogas de alto potencial emetogênico como a cisplatina?

A
Alprazolan, dexametazona, nabilone.
B
Aprepitant, dexametazona, ondansetron.
C
Aprepitant, lorazepam, palonosetron.
D
Metoclopramida, dronabinol, olanzepina.
Na assistência ao parto pélvico, o fórcipe utilizado no desprendimento da cabeça derradeira encravada é:
Qual dos seguintes itens é característico da overdose por cocaína?
Paciente de 58 anos, sexo masculino, com quadro de fadiga, perda de peso, sudorese e febrícula. No exame físico apresenta palidez, esplenomegalia volumosa e manifestações hemorrágicas. O hemograma revela leucocitose de 50.000/ul com predomínio dos mielócitos. Tem como característica a presença do cromossomo Philadelphia:
Mulher, 30 anos, foi admitida com quadro de dispneia aos esforços progressivos há cerca de 10 meses, com piora acentuada na última semana, apresentando dispneia aos esforços habituais associada a queixas de palpitações persistentes acompanhadas de ortopneia, edema de membros inferiores e aumento do volume abdominal. Seu exame físico revela FC 140 bpm, ritmo cardíaco irregular, PA 126x76 mmHg. Ausculta cardíaca: B1 hiperfonética com a presença de ruflar diastólico de baixa frequência após estalido de abertura próximo à segunda bulha em foco de ápice cardíaco. Ausculta pulmonar normal. Pergunta-se: Qual a provável causa da descompensação clínica ocorrida na última semana?
Compartilhar