Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Qual das seguintes manifestações clínicas é comum na Síndrome de Cushing?

A
Hipoglicemia
B
Hipercalemia
C
Alopecia
D
Hipertensão arterial
Uma menina de 11 meses é internada numa unidade pediátrica com história de diarreia que teve início há três dias, com várias evacuações líquidas e volumosas por dia e com sinais de desidratação grave. A mãe relata febre baixa há um dia. Mas nega vômitos. Após a reposição volêmica inicial são colhidos os seguintes exames: Na = 129 mEq/L; K = 3,5 mEq/L; Ca = 9,4 mg% e Na fecal de 120 mEq/L. Com base nos dados acima, trata-se de diarreia, provavelmente:
Uma paciente de 36 anos apresenta dor abdominal e diarreia crônica associada à enterorragias paroxísticas. Durante a entrevista médica, os dados obtidos à anamnese e ao exame físico permitiram formular a hipótese diagnóstica de uma doença inflamatória intestinal. Os dados abaixo anotados foram assinalados pelo médico assistente. Todos sugeriam como mais provável o diagnóstico de doença de Crohn, EXCETO (mais sugestivo de retocolite ulcerativa):
Assinale a alternativa cujos fatores comprovadamente interferem no surgimento de complicações microvasculares no paciente com diabete melito tipo 1, como por exemplo o surgimento de microalbumunúria (como demonstrado no Diabetes Control Complications Trial).
Assinale a alternativa correta, com relação à toxoplasmose na gestação.
Compartilhar