Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

Qual das seguintes vacinas NÃO deve ser administrada a uma menina de 8 anos de idade que nunca foi imunizada previamente?

A
Vacina anti-hepatite B.
B
Vacina antitetânica.
C
Vacina tríplice bacteriana (difteria, coqueluche e tétano).
D
Vacina antipoliomielite oral.
E
Vacina antissarampo.
Arthur tem 4 anos de idade apresenta um tumor de 2cm, cístico, móvel, sem sinais flogísticos, localizado na linha média do pescoço. O diagnóstico mais provável é
Menino de 13 meses, 11 kg, portador de cardiopatia cianótica, é trazido à sala de urgência com história de ter apresentado quadro de irritabilidade, piora de cianose pré-existente e síncope. Ao exame físico, apresenta-se torporoso, saturação de 60% em ar ambiente, sopro sistólico em 2/6 em foco pulmonar. O diagnóstico mais provável é:
Aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida é uma das medidas de maior eficácia e de menor custo de que se dispõe no enfrentamento da mortalidade infantil. À luz dos conhecimentos sobre o leite materno, julgue os itens seguintes. I. Quanto à composição proteica do leite humano, 80% correspondem à caseína e 20% à lactoalbumina; II. O controle da secreção e da ejeção do leite humano são efetivados, respectivamente, pelos hormônios prolactina e ocitocina; III. Considera-se que a pega está adequada quando a boca do bebê está bem aberta, o lábio inferior está voltado para fora e o superior para cima, o queixo toca o peito da mãe, aparece mais aréola acima da boca do bebê do que abaixo, e ele suga e deglute de forma coordenada; IV. Entre as imunoglobulinas presentes no leite humano predominam as IgG e IgM; V. O médico deve recomendar a uma mãe com infecção pelo vírus da hepatite C que não amamente. Estão certos apenas os itens:
Quanto à recomendação de atividade física para pacientes, assinale a opção correta:
Compartilhar