Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Qual das situações abaixo é considerada complicação imediata de tireoidectomia?

A
Seroma
B
Hipoparatireoidismo
C
Lesão do nervo laríngico recorrente
D
Hipotireoidismo
E
Nenhuma anterior
Paciente, 45 anos, chega à emergência com dispneia intensa há 3 dias após um resfriado. É portador de Esclerose Lateral Amiotrófica diagnosticada há 10 meses. Exame físico: frequência respiratória de 32 irpm, PA: 160 x 95 mmHg, Pulso: 110 bpm, regular, em uso da musculatura acessória (++/4), respiração paradoxal presente, SpO2 84%, expansibilidade torácica reduzida. Ausculta pulmonar: Murmúrio vesicular diminuído bilateralmente. Ausculta cardíaca: Normal. Quais os resultados mais prováveis na gasometria arterial colhida em ar ambiente?
Mulher de 52 anos, tabagista há 30 anos (6 cigarros/dia), com 60 Kg e 1,65 m, cujo pai era hipertenso, queixa-se de calorões e sudorese importante, nos últimos 6 meses, principalmente à noite, resultando em insônia e em dificuldade de reconciliar o sono. Relata que os ciclos menstruais tornaram-se irregulares com períodos de amenorreia e que a última menstruação ocorrera há 6 meses. Não apresenta outros sintomas e não faz uso de medicações. Referiu que pratica exercícios regularmente (4 vezes/semana com duração de 60 minutos) e mantém uma dieta saudável (não ingere leite, mas utiliza seus derivados diariamente). Ao exame físico, a pressão arterial era de 120/75 mmHg, o IMC, de 22,03 kg/m², e a circunferência abdominal, de 79 cm. As mamas não apresentavam particularidades, e o exame ginecológico revelou leve atrofia vaginal. Com base neste quadro, considerar as assertivas abaixo: I - A paciente encontra-se no climatério pré-menopáusico. II - Dosagem de hormônio foliculoestimulante (FSH) é mandatória para o diagnóstico e para a prescrição de tratamento adequado. III - Terapia hormonal com estradiol e progesterona pode ser uma opção de tratamento. É (São) correta (s) a (s) assertiva (s):
Lactente de 5 meses de idade, com 6,6 Kg e 62 cm, afebril e em bom estado nutricional foi trazido à unidade de saúde, com história de diarreia aquosa, sem sangue ou muco nas fezes. Após o exame, foi diagnosticada desidratação de 1º grau. O peso ao nascimento foi de 3,4 Kg, e o comprimento, de 49 cm. Diante deste quadro, assinalar a medida INADEQUADA.
Assinalar a alternativa INCORRETA sobre anemia ferropênica.
Compartilhar