Qual das situações abaixo pode indicar mau prognóstico em uma criança com glomerulonefrite difusa aguda (GND) no 4° mês de evolução?
A
Hipocomplementemia.
B
Hematúria macroscópica.
C
Recidiva de hematúria macroscópica pós exercícios.
D
Níveis elevados de ASO.
E
Proteinúria entre 10 a 50 mg/Kg/dia.
Outras questões
Paciente do sexo masculino, com 58 anos de idade, iniciou há quatro dias com dispneia e palpitação durante atividades físicas habituais. É diabético em uso de metformina após o jantar. Realizou RX de tórax, cujo resultado mostrou aumento da área cardíaca. Foi aventada hipótese diagnóstica de insuficiência cardíaca. Qual a classe funcional desse paciente pela classificação da New York Heart Association (NYHA)?
Menino de 5 anos de idade dá entrada no pronto-socorro com frequência respiratória de 62 irpm, frequência cardíaca de 128 bpm, agitado, com cianose de extremidades, tiragem intercostal e supraesternal, sibilos audíveis sem estetoscópio e saturação de oxigênio de 82% na oximetria de pulso (em ar ambiente). Nos últimos 12 meses teve uma internação por asma, com necessidade de ventilação invasiva, e três visitas a serviços de emergência por crises de asma recorrentes. Faz uso de corticoide em aerossol diário. Mora em área de invasão, não frequenta escola e a renda familiar mensal é de meio salário mínimo. Considerando os dados apresentados, quantos são os fatores de risco para que esse paciente seja considerado um caso de asma grave, com risco de morte?
Em relação aos pares cranianos e ao exame clínico do paciente, é correto afirmar:
Qual das seguintes afirmações, acerca da artropatia relacionada à colite ulcerativa, é verdadeira?