Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Doenças Respiratórias

Qual das situações clínicas maternas implica em um maior risco para o desenvolvimento da Síndrome do Desconforto Respiratório no neonato?

A
Lúpus
B
Diabetes
C
Cardiopatia
D
Pré-eclâmpsia
E
Hipotireoidismo
Mulher de 38 anos queixa-se de desânimo e fraqueza. Exames séricos hormonais: tiroxina livre (T4 livre): 0,4 ng/dl (valores normais: 0,8 a 1,9 ng/dl) e hormônio tireoestimulante (TSH): 0,5 mUI/ml (valores normais: 0,4 a 4,0 mUI/ml). O diagnóstico mais provável e a conduta inicial são, respectivamente:
Segundo a classificação histopatológica baseada na OMS para os astrocitomas cerebrais, pode-se afirmar que:
Um viajante realiza uma refeição fugaz em restaurante de beira de estrada, alimentando-se, basicamente, de saladas e queijos. Cerca de 24h após desenvolve diarreia aquosa, com cólicas. Admitindo a hipótese de intoxicação alimentar bacteriana, você consideraria como agente causal mais provável:
Gestante comprovadamente com 31 semanas deu entrada na maternidade do HUGG apresentando quadro de rotura prematura das membranas, sem apresentar qualquer outra anormalidade, não apresenta metrossístole e o concepto encontra-se hígido após avaliação clínica e ultrassonografia. Diante desse quadro escolha a conduta que considere adequada.
Compartilhar