Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Qual destes marcadores é o melhor indicador da endometriose avançada?

A
IgM anticardiolipina
B
Ca 125
C
Antígeno cárcino-embriônico
D
Proteína amiloide-A
Recém-nato a termo, parto normal, peso=3600g, exame físico normal. Os exames pré-natais indicaram infecção em atividade pelo citomegalovírus no final da gestação. A recomendação em relação à amamentação é:
Lactente de 3 meses de idade, previamente hígido dá entrada no PS com queixa de tosse e febre há 3 dias, há 1 dia taquipneia e chio de peito.T= 38,6 C, FR= 43 mrpm, FC= 165 bpm. Congestão nasal, hiperemia de orofaringe, batimento de aletas nasais, tiragem IC acentuada, sibilos difusos. BRNF. Você solicita RX de Tórax que evidencia apenas hiperinsuflação pulmonar acentuada e infiltrado peri-hilar bilateral. O diagnóstico mais provável e conduta:
Sobre a avaliação pré-anestésica, é correto afirmar:
Você é chamado à UTI para avaliar uma paciente feminina, de 58 anos, internada por quadro de cetoacidose diabética após perda de 80% da massa pancreática por quadro prévio de pancreatite necro-hemorrágica. No momento, a paciente apresenta-se lúcida e orientada, hipocorada 1+/4, eupneica e afebril. FC 102 bpm, FR 22 mrpm, PA 130/80 mmHg, SO2 99% em ar ambiente. A paciente refere dor de início súbito em braço esquerdo, em local de compressão pelo bracelete do esfigmomanômetro, com início há cerca de 4 horas. Também refere parestesia e diminuição de temperatura em mão esquerda, na qual se observa palidez importante. Os pulsos braquial, radial e ulnar esquerdos estão ausentes. O exame do membro superior direito e membros inferiores não apresenta alterações. Em relação ao caso acima, assinale a alternativa correta.
Compartilhar