Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

Qual dos achados clínicos abaixo NÃO é característico de fibrose cística?

A
Bronquiectasia.
B
Infertilidade masculina.
C
Lesões de pele.
D
Baixo peso.
E
Icterícia neonatal.
Com relação ao seguimento e prevenção de complicações após iniciar o tratamento deverá ser acompanhado com realização periódica de quais exames:
Jovem de 15 anos, hígida, com ciclos menstruais regulares (com duração de 7 dias em intervalos de 28 a 30 dias), veio à consulta por dismenorreia. Informou que ainda era virgem e que a menarca havia ocorrido aos 12 anos. A dor, que iniciara há 1 ano, 20 meses após a menarca, caracterizava-se por ser constante desde o primeiro sinal do fluxo até o último dia da menstruação. Ao exame clínico, não foram constatadas anormalidades e o hímen estava íntegro. Diante deste quadro, assinalar a alternativa CORRETA.
RN com 20 dias de vida; nascido de parto normal, a termo, sem intercorrências (sorologias negativas e ausência de infecção) pré e pos natal, Tempo de bolsa rota de 4 h, em Aleitamento Materno Exclusivo; apresenta há três dias vômitos após a amamentação, de evolução progressiva. Ao exame, após o episodio, observa vômitos com aspecto de leite fresco, sem sangue ou bile, grande volume; RN tranqüilo, sem fáscie de dor ou irritabilidade, ativo, pouco emagrecido, FA pouco deprimida, acianótico, anictérico, logo após procura seio materno e suga com muita força (demonstrando fome); musculatura abdominal relaxada, abdome flácido, indolor, nódulo palpável acima da cicatriz umbilical, no epigástrio médio, abaixo da borda hepática, +- 2,0 cm de comprimento, móvel. Sobre o caso:
Carlos, de 16 anos de idade, foi vítima de trauma abdominal, sendo levado à laparotomia exploradora com achado cirúrgico de necrose do íleo terminal por lesão da artéria ileocecocólica. Foi realizada uma ressecção de 70 cm de íleo distal incluindo válvula íleo-cecal. Como consequência, o paciente poderá apresentar, EXCETO:
Compartilhar