Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Qual, dos agentes abaixo, é uma droga antiepiléptica de largo espectro, considerada como uma escolha razoável para o início do tratamento da maioria dos adultos?

A
Carbamazepina.
B
Gabapentina.
C
Fenitoína.
D
Topiramato.
O diagnóstico de asma no lactante é dificil de ser realizado. Para tanto, existe um índice clínico com critérios maiores (um dos pais com asma, diagnóstico de dermatite atópica) e critérios menores (diagnóstico médico de rinite alérgica, sibilância não associada a resfriado, e eosinofilia maior ou igual a 4%). Utilizando-se esses critérios, considera-se um lactente com provável diagnóstico de asma quando apresenta:
Um adolescente de 16 anos vai ao médico por apresentar dor no ouvido direito de início há um dia, antecedida por febre (temp. 38,7°C), odinofagia e rinorreia hialina, há três dias. Ao exame, apresentava dor à manipulação do canal auditivo e abaulamento da membrana timpânica do ouvido direito. Em relação a este caso, é correto afirmar que:
Em relação ao abdome agudo na criança, analise as afirmativas abaixo: 1. A causa mais comum de abdome agudo obstrutivo no lactente é a invaginação intestinal. 2. No recém nascido, a forma mais comum de abdome agudo é o perfurativo devido à enterocolite necrotizante neonatal. 3. Na criança maior, o abdome agudo hemorrágico e o perfurativo são os mais frequentes em virtude dos acidentes automobilísticos e das quedas. 4. A principal causa de abdome agudo inflamatório na criança maior é a apendicite aguda. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
No tratamento da crise asmática, as drogas com ação anti-inflamatória mais tardia e uma ação broncodilatadora mais precoce por promover aumento do número e na afinidade dos receptores beta agonistas são pertencentes ao grupo dos:
Compartilhar