Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Qual, dos agentes abaixo, é uma droga antiepiléptica de largo espectro, considerada como uma escolha razoável para o início do tratamento da maioria dos adultos?

A
Carbamazepina.
B
Gabapentina.
C
Fenitoína.
D
Topiramato.
Homem, 56a, procura Atendimento Médico devido apresentar lesão necrótica em quinto pododáctilo do pé esquerdo, associada a dor em repouso. Apresenta história pregressa de disfunção erétil, claudicação intermitente até região glútea. Ao exame físico observa-se ausência dos pulsos femorais bilateralmente. Este quadro clínico é conhecido pelo epônimo de qual cirurgião e corresponde a qual achado anatômico?
Você recebe um laudo de colpocitologia oncótica com metaplasia escamosa, o que fará?
Uma adolescente de 15 anos apresenta episódios intermitentes de cefaléia há três anos. A dor é hemicrania, ora direita ora esquerda, tipo latejante, de moderada a forte intensidade, associada a náuseas, vômitos, fonofobia e fotofobia. Precedendo as crises, ela refere parestesias em face e mãos, associadas a escotomas cintilantes. As crises duram em média cinco horas e melhoram com uso de paracetamol. O exame neurológico é normal. As crises ocorrem duas vezes por mês, próximo ao período de provas escolares. O diagnóstico, nesse caso, é:
Assinale a alternativa CORRETA sobre o diagnóstico clínico da trombose venosa profunda (TVP) aguda:
Compartilhar