Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Infectologia

Obstetrícia

Qual dos antirretrovirais NÃO é permitido usar em grávidas soropositivas para HIV por efeito teratogênico:

A
Zidovudina
B
Nevirapina
C
Lamivudina
D
Lopinavir/ritonavir
E
Efavirenz
Pré-escolar de 4 anos com quadro febril iniciado há 12 horas evoluiu há 2 horas com uma convulsão clônica com duração de 20 minutos. Mãe levou à emergência onde encontrava-se alerta 30 minutos após crise e febril com temperatura de 39°C. Considerando o diagnóstico mais provável, é correto afirmar:
Homem de 34 anos caiu de uma árvore e teve fratura e luxação no cotovelo esquerdo. Exame físico: ausência de pulsos braquial, radial e ulnar, e perfusão da mão lentificada. A conduta é:
Homem de 25 anos é submetido à orquiectomia radical para tratamento de um tumor de testículo não seminomatoso misto, sem invasão vascular. No pós-operatório, o exame físico é normal e a tomografia de controle não evidencia lesões aparentes no tórax, abdome ou região pélvica. Porém, o marcador sérico Beta-hCG permanece persistentemente elevado um mês após a cirurgia. A melhor conduta consiste em
Mulher, 45a, obesa, refere dor no pé há 4 meses com piora progressiva. No momento apresenta dificuldade para caminhar, principalmente no período da manhã quando acorda. Parou de fazer caminhadas devido à dor. Exame físico: dor à palpação da face medial do calcanhar. O DIAGNÓSTICO E A CONDUTA SÃO:
Compartilhar