Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Qual dos padrões eletrencefalográficos abaixo relacionados melhor corresponde à situação clínica de coma irresponsivo com antecedentes de severo insulto hipóxico-isquêmico?

A
Surto-supressão.
B
Ritmo alfa responsivo à abertura palpebral.
C
Irregularidade na alternância dos padrões de sono.
D
Irregularidade do ritmo de base posterior.
E
Atividade de fundo normal intercalada com alentecimento delta ocasional.
Nesta questão é apresentado um quadro clínico hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada. Uma criança de 5 anos de idade apresenta lesão eritematosa com bordas sobrelevadas e palidez central, pouco pruriginosas, localizadas principalmente no tronco e na face. Apresenta também edema na face e nas pálpebras sem sensação de parestesia. Não apresenta sinais de comprometimento respiratório. Os sintomas tiveram início há 18 horas e não evoluíram com piora. Nessa situação, as drogas de escolha para o paciente são adrenalina e anti-histamínico H1. Caso não haja resposta, devem-se associar corticosteroides.
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue os itens subsequentes. A ausência de ruídos hidroaéreos na ausculta abdominal não é patognomônica de lesões intra-abdominais.
Considerando a importância da avaliação clínica e laboratorial pré-operatória no preparo de pacientes para operações eletivas, julgue o item a seguir. Se um paciente relatar casos de membros da família que apresentaram demora do efeito anestésico, isso poderá levar o anestesiologista a evitar o uso de succinilcolina como estratégia anestésica desse paciente.
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue o item subsequentes. É necessária a avaliação radiológica de toda a coluna vertebral dos pacientes com fratura da coluna cervical, pois cerca de 10% deles apresentam uma segunda fratura.
Compartilhar