Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Qual dos parâmetros laboratoriais abaixo sugere uma insuficiência renal aguda pré-renal?

A
Fração de excreção de sódio menor que 1%.
B
Sódio urinário maior que 60 mEq/l.
C
Densidade urinária menor que 1.010.
D
Sumário de urina com dismorfismo eritrocitário e/ou cilindros hemáticos.
E
Osmolaridade urinária menor que 300 mOsm/l.
A investigação por imagem do trato urinário em uma menina de 10 meses que apresentou infecção urinária deve ser feita inicialmente, por meio de:
Assinale a alternativa que contribui com o diagnóstico de apendicite aguda em uma criança de 5 anos com dor na fossa ilíaca direita.
Uma paciente de 52 anos, portadora de esclerose sistêmica progressiva, vem se queixando do surgimento, há dois meses, de dor na hemiface direita, associada à ocasionais parestesias. A explicação mais provável para estes sintomas é o acometimento da seguinte estrutura:
Fumante de 60 anos dá entrada no pronto-socorro com quadro de febre, tosse produtiva e dispneia. O RX do tórax revela derrame pleural esquerdo, com infiltrado pneumônico subjacente. A análise do líquido pleural revela líquido turvo; proteína = 4,5 g/dl; LDH = 300 Ul/L; 3.000 leucócitos/mm³ sendo 90% PMN; glicose = 65 mg/dl; pH = 7,09. Das características do líquido pleural neste caso, a que indicaria necessidade de drenagem torácica fechada em selo d’água é o valor do (a):
Compartilhar