Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Hepatologia

Qual dos seguintes marcadores virais indica o risco de infectividade na hepatite B?

A
HBsAg.
B
HBcAg.
C
HBeAg.
D
Anti-HBs.
E
Anti-Hbc.
Paciente comparece à consulta com queixa de perda visual de início há dois dias, gradual, que no momento alcançou perda total da visão em olho direito. Relata que há algumas horas iniciou dor intensa. Refere ser diabético em uso irregular de medicação, hipertenso em acompanhamento. Nega traumas. Ao exame, observa-se hiperemia difusa, reflexo direto diminuido, tensão ocular elevada e à lâmpada de fenda evidencia ausência de ângulo estreito. Com base no quadro anterior, é correto afirmar que a hipótese diagnóstica mais provável para o quadro é:
Homem de 62 anos, tabagista, com antecedentes de claudicação intermitente em panturrilha direita para 100 metros, procura o pronto-socorro com quadro clínico típico de obstrução arterial aguda no membro inferior direito. Não é cardiopata e, no exame arterial do membro inferior esquerdo, notou-se ausência de pulsos tibiais com fluxo monofásico ao Doppler. A provável causa da oclusão arterial é:
Sintomas de diarreia crônica, dor abdominal, perda ponderal e sangramento retal direcionam a anamnese para as manifestações clínicas da doença de Crohn. Essas são mais frequentemente de natureza inflamatória, obstrutiva e/ou fistulizante, as quais têm maior ou menor valor prognóstico. Assinale a alternativa INCORRETA.
A tríade clínica clássica dos pacientes com ruptura de aneurisma de aorta abdominal é constituída por:
Compartilhar