Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Hepatologia

Qual dos seguintes marcadores virais indica o risco de infectividade na hepatite B?

A
HBsAg.
B
HBcAg.
C
HBeAg.
D
Anti-HBs.
E
Anti-Hbc.
Paciente de 45 anos, submetida à histerectomia total com anexectomia bilateral por endometriose grave há 6 meses, vem à consulta, queixando-se de fogachos e dificuldade nas relações sexuais, porque a vagina está muito seca. O exame ginecológico está dentro da normalidade, apresentando apenas mucosa vaginal hipotrófica. Qual o tratamento indicado para melhorar a qualidade de vida da paciente?
Considere-se uma criança de 8 anos de idade com tosse persistente há 3 semanas, dores no corpo e temperatura até 37,7°C. Fez uso de Sulfametoxazol-trimetoprim por 10 dias sem melhora do quadro. Foi vacinado com BCG apenas ao nascimento. Recebeu somente as vacinas do 2° mês de vida e reforços da Sabin em campanhas do Ministério da Saúde. Realizou teste tuberculínico duas vezes nesse ínterim, o primeiro com 8 mm, e o segundo com 7 mm. O radiograma de tórax mostra infiltrado bilateral intenso, com opacidade difusa e sem efusão pleural. Dentre os agentes etiológicos abaixo, qual o mais provável nesse caso?
Em relação às doenças ocupacionais, quais são as substâncias e os agentes causadores de aplasia medular?
Considere as afirmações abaixo. I - Os idosos com demências subcorticais apresentam déficit de memória associado com lentidão psicomotora, redução da atenção, perda das funções executivas e mudança da personalidade. II - As demências frontotemporais caracterizam-se por sintomas como euforia, desinibição e comportamento compulsivo. Entre elas estão a Doença de Pick e a demência associada com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). III - A Demência dos Corpúsculos de Lewy (DCL) pode apresentar flutuações cognitivas, assim como o delirium. As alucinações visuais complexas auxiliam no diagnóstico diferencial entre DCL e Doença de Alzheimer. Qual a alternativa correta?
Compartilhar