Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Qual dos seguintes NÃO é um critério para definição de febre de origem obscura (FOO)?

A
Temperaturas axilares acima de 37,9º C em várias ocasiões
B
Leucograma normal em duas ou mais ocasiões
C
Duração da febre por mais de 3 semanas
D
Impossibilidade de estabelecer um diagnóstico a despeito de uma semana de internação hospitalar
Paulo, 22 anos, pedreiro, procurou seu médico de família com queixa de dor intensa há 1 hora no hálux do pé esquerdo. Relata que um tijolo caiu de sua mão atingindo a unha do hálux. Ao examiná-lo, o médico constatou hematoma subungueal. Qual o tratamento mais adequado para Paulo?
A febre reumática é uma doença inflamatória desencadeada a partir de infecções causadas pelo estreptococo beta-hemolítico do grupo A em indivíduos geneticamente predispostos. Os critérios de Jones (manifestações maiores e menores) foram criados para aumentar a especificidade do diagnóstico desta patologia, que é eminentemente clínico. Assinale a alternativa que contenha somente as manifestações maiores:
Cláudia, 15 anos, procurou seu médico de família com queixa de acne. Cláudia refere que a acne a incomoda muito, pois sente-se feia. Ao examiná-la, o médico encontrou peso: 50 Kg, estatura: 1,58 cm, Tanner M4P4, presença de comedões, pápulas eritematosas e pústulas. Após a leitura do caso acima assinale a alternativa CORRETA:
Alice, 23 anos, estudante de medicina, apresentou quadro de sudorese, dispneia, palpitações durante o acompanhamento de consultas ambulatórias em seu estágio na Unidade de Saúde da Família. Foi escutada e avaliada clinicamente por sua preceptora que não encontrou alterações no exame clínico. Alice não consome excessivamente cafeína, não faz uso de álcool e substâncias psicoativas. Posteriormente realizou exames bioquímicos necessários e ECG que não evidenciaram alterações. Alice relatou estar muito preocupada com provas. O transtorno do pânico é um diagnóstico provável para Alice. Baseando-se no caso acima e em seus conhecimentos assinale a alternativa errada:
Compartilhar