Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Qual é a área com maior degeneração na ataxia de Friedreich?

A
Córtex cerebelar.
B
Núcleo olivar inferior.
C
Tratos espino-talâmicos.
D
Cordão posterior da medula espinhal.
E
Cornos anteriores da medula espinhal.
Baseando-se na regra de Naegele, uma secundigesta que tem sua última menstruação em 22/06/2008, terá sua data provável de parto estimada para?
Uma jovem de 17 anos procura o pronto-socorro com queixa de hematúria macroscópica há 1 dia. Ela está com coriza, obstrução nasal com secreção espessa e tosse seca há 5 dias, tendo feito uso de acetaminofen 3 ou 4 vezes, para alívio dos sintomas. Nega disúria e polaciúria. Não apresenta edema e a pressão arterial é normal. A ureia é normal, a creatinina está no limite superior da normalidade; as plaquetas e o coagulograma são normais. A urina é francamente hematúrica, com proteinúria leve e leucócitos normais. A ultrassonografia de vias urinárias é normal. Espera-se encontrar nesta paciente:
Um Neonatologista é chamado para recepcionar um recém-nascido a termo na sala de parto, e é informado que a gestante apresenta líquido amniótico meconial. Ao desprendimento do pólo cefálico, o obstetra aspira líquido meconial fluído da cavidade oral, da faringe e da narinas. Depois do desprendimento das espáduas, o recém-nascido não apresenta movimentos respiratórios. Após colocá-lo sob calor radiante, a primeira ação deve ser:
Ao realizar a primeira manobra de Leopold-Zweifel, foi observado um polo fetal volumoso, de superfície irregular, resistente, mas redutível. A segunda manobra revelou as pequenas partes fetais orientadas para o lado direito materno. Na terceira manobra foi apreendido um polo menor que o anterior, liso e consistente. Com estes achados, conclui-se que a situação, apresentação e posição fetais são respectivamente:
Compartilhar