Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Qual é a droga de escolha nos pacientes com artrite reumatoide refratária a anti-inflamatórios não hormonais:

A
Antimaláricos
B
Corticoides
C
Sulfassalazina
D
Inibidores do fator de necrose tumoral
E
Metotrexato
Paciente de 60 anos, obesa, com maus resultados no controle da hipertensão e diabetes no último ano. É uma frequentadora assídua da unidade básica de saúde, geralmente com queixa de dores no corpo, cefaleia e mal-estar. Em sua última consulta, apresentava-se com bom aspecto de higiene, uma aparência entristecida e dizendo que não estava conseguindo fazer suas faxinas por conta das muitas dores que sentia. Sobre sua família, disse estar morando sozinha desde que a filha faleceu com câncer de mama, há 6 meses. O exame clínico era normal, exceto por ainda apresentar elevação da pressão arterial. Com base no caso e nos critérios definidores de depressão, identifique qual a conduta mais adequada:
Em menina de dois anos com queixa de dor em membro inferior direito, foi realizada radiografia que evidenciou alterações no periósteo da tíbia. Dentre as hipóteses diagnósticas a seguir, o médico DESCARTARIA, pela presença desse achado:
O sinal da dupla bolha em Raio X simples de abdome de recém nascido com clínica de oclusão intestinal alta sugere:
Lactente de oito meses de idade é atendido na UBS da sua comunidade com quadro de resfriado comum há três dias. Exame objetivo: bom estado geral, temp. axilar = 36,7º C. No Cartão da Criança, verifica-se a seguinte cobertura vacinal: BCG na alta neonatal (sem cicatriz); vacina contra hepatite B (HB): duas doses no 1º e 30º dias de nascimento; 1ªs doses das DPT+Hib, VOP (vacina oral contra poliomielite) e antirrotavírus monovalente humana (VORH) aos dois meses de idade. De acordo com o PNI/MS do Brasil, nesse lactente, na oportunidade, devem-se aplicar as seguintes vacinas:
Compartilhar