Questões na prática

Clínica Médica

Dermatologia

Qual é o indicador prognóstico mais importante do melanoma?

A
Local do tumor.
B
Tamanho do tumor.
C
Idade e sexo do paciente.
D
Envolvimento de linfonodos.
E
Profundidade histológica da invasão (índice de profundidade de Breslow).
Lactente de 8 meses é levada ao Pronto Socorro devido quadro de irritabilidade e febre alta há 3 dias. A mãe informa que, há cerca de uma semana, o lactente parece resfriado e houve piora significativa nos últimos dias. O exame físico revela abaulamento de membrana timpânica a esquerda e tumefação dolorosa retroauricular homolateral. A conduta neste caso é:
Um carteiro de 60 anos foi atendido com dor em torno do quadril esquerdo, que dificultava a deambulação e o fazia faltar ao trabalho há vários dias. No exame osteoarticular, o médico observou piora importante da dor à abdução da coxa. Tal manifestação indica, como mais provável, a hipótese de:
Há alguns anos, você vem tratando um homem de 68 anos com ICC por cardiomiopatia dilatada. Ele se mantém compensado, apesar da fração de ejeção de 30% e do aumento global do coração. Está em uso de diurético e captopril, mas não tolerou o betabloqueador que você tentou aditar à terapia por diversas vezes. Ele adentra a emergência hospitalar com palpitação e dispneia, iniciadas poucos minutos antes. O ECG mostra fibrilação atrial com resposta ventricular rápida. Após cardioversão elétrica bem-sucedida, a droga mais indicada para a manutenção do ritmo sinusal será:
Comparece, ao ambulatório, um paciente de cinco anos de idade com história de otites de repetição, rinite persistente e apneia obstrutiva do sono. Essa sintomatologia é classicamente observada em casos de:
Compartilhar