Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Qual é o tipo mais comum de tumor benigno de pulmão?

A
hamartoma
B
hemangioma
C
fibroma
D
leiomioma
E
carcinoma
Homem de 19 anos com história prévia de otite média aguda recorrente apresenta-se com otorréia crônica sem otalgia. Ao exame físico, evidencia-se perfuração da membrana timpânica. Em relação a esta afecção, assinale a alternativa ERRADA:
A hérnia de Littré é a presença do:
Lactente de 67 dias de vida aguarda cariograma para confirmar diagnóstico de trissomia do cromossomo 21 e tem, na sua forma total, diagnóstico ecocardiográfico da cardiopatia congênita mais encontrada nesta síndrome. As anormalidades no exame físico, decorrentes da cardiopatia, mais esperadas são:
Considere um paciente apresentando dor torácica, febre e expectoração purulenta há uma semana. O exame radiológico do tórax mostra uma consolidação alveolar no lobo superior direito e derrame pleural à direita. Efetua-se uma punção pleural cujo líquido se mostra amarelo claro e com os seguintes resultados de laboratório: densidade = 1025, proteínas de 3,5 g%, LDH de 500 UI/l, glicose de 70 mg/dl, pH de 7,3 e predomínio de polimorfonucleares com bacterioscopia e cultura negativas. Qual a melhor conduta terapêutica em relação ao derrame pleural?
Compartilhar