Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Qual o adenoma de hipófise mais frequente e qual a orientação terapêutica inicial mais utilizada?

A
Adenoma secretor de GH - radiocirurgia.
B
Adenoma não funcionante - cirurgia e radioterapia.
C
Adenoma secretor de prolactina - agonista dopaminérgico.
D
Prolactinoma - cirurgia transfenoidal.
E
Adenoma secretor de ACTH - cetoconazol.
A causa mais frequente de mortalidade perinatal por placenta prévia é:
Você está fazendo uma consulta pré operatória numa mulher de 35 anos com feocromocitoma de 5 cm na adrenal esquerda. Ela foi classificada como ASA III (P3). Todos os exames pré operatórios solicitados para o risco cirúrgico estão normais. Sua pressão arterial está 130 x 90 mmHg com uso de fenoxibenzamina 200mg, duas vezes ao dia, já há 3 semanas. Ela também tem recebido implementos de hidratação. Sua frequência cardíaca está em 140 batimentos por minuto. O que fazer?
Paciente sexo masculino, 10 anos de idade, procedente da zona rural. Apresenta queixa de febre, cefaleia e dor abdominal. Na história, destaca-se a ocorrência de um abscesso em couro cabeludo, há 30 dias, associado a febre. Após a ocorrência do fato, o paciente desenvolveu um quadro de persistência da febre e dor importante em HCD. O estado geral piorou, com leucocitose: 20000 com predomínio de polimorfonucleares (bastões: 10%, segmentados: 50%, linfócitos: 25%, eosinófilos: 15%) HT: 36, Hb: 11,6, TGO: 33,5, TGP: 34,7. O estudo, por imagem, de abdome mostrou fígado com dimensões limítrofes, múltiplas hipodensidades, em lobo direito, a maior delas em situação subcapsular, medindo 3,0 cm, em seu maior diâmetro. O diagnóstico mais provável, para o quadro descrito é:
Homem, 29 anos de idade, motorista, com história de lombalgia há cinco anos, refere dificuldade para realização de suas atividades no período da manhã, mas com melhora após o almoço. Nota melhora da lombalgia com uso de naproxeno. Há 2 semanas vem observando olho vermelho, com dor e embaçamento visual à direita. Exame clínico apresenta hiperemia difusa de olho direito, ausência de dor ou edema em articulações periféricas. Discreta limitação para flexão de coluna lombar (Teste de Schober = 3,5 cm). O restante do exame clínico está normal. Considerando que o diagnóstico mais provável foi confirmado, qual alternativa abaixo traz as características clássicas de uveíte aguda associada a essa condição?
Compartilhar