Questões na prática

Pediatria

Otorrinolaringologia

Doenças Respiratórias

Qual o agente etiológico responsável pela epiglotite aguda na infância?

A
Streptococcus pneumoniae
B
Staphylococcus aureus
C
Streptococcus pyogenes
D
Mycoplasma pneumoniae
E
Haemophilus influenzae
Um paciente com história de epigastralgia e emagrecimento submete-se a endoscopia digestiva alta que acusa a presença de uma lesão infiltrante de margens mal definidas no antro gástrico. O exame histopatológico sugere a diagnóstico de linfoma de MALT. O principal fator de risco para esta neoplasia é a presença de:
Qual das seguintes glomerulopatias NÃO cursa com redução de complemento sérico?
Mulher, 66 anos, sabidamente diabética tipo 2 há mais de 10 anos, sem controle satisfatório, hipertensa em uso irregular de anti-hipertensivos, tabagista 30 anos/maço, assintomática, comparece à consulta para avaliação clínica de rotina. Ao exame físico, IMC: 40 kg/m², PA: 212x114 mmHG, FC: 99 bpm. Ausculta cardíaca: Bulhas cardíacas sem sopros. Ausculta respiratória: MV presente sem RA. Abdome e extremidades sem alterações. O eletrocardiograma revela hipertrofia ventricular esquerda. Nesse caso, quais as metas preconizadas para glicemia de jejum, HDL, LDL, triglicérides e PA?
Os fármacos antidepressivos frequentemente podem levar à ocorrência de disfunção sexual. Assinale a alternativa que apresenta um fármaco usualmente não associado a esse efeito adverso:
Compartilhar