Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Qual o diagnóstico mais provável e qual o exame complementar mais indicado no seguinte caso: Adolescente do sexo feminino, com história de febre e dor articular há 1 semana. Usou sulfametoxazol-trimetropim por 5 dias para tratar uma faringite aguda há 1 mês. Ao exame físico apresenta-se em bom estado geral, temperatura axilar de 38,5ºC, frequência cardíaca de 124 bpm, frequência respiratória de 22 rpm. Exantema macular, não pruriginoso, com círculo eritematoso circundando a pele normal. Ausculta cardíaca com bulhas rítmicas, normofonéticas, ausência de sopros. Joelho e tornozelo esquerdos com aumento de temperatura, volume e dor à movimentação ativa e passiva.

A
Febre reumática e ecografia
B
Febre reumática e radiografia de tórax
C
Artrite séptica e hemocultura
D
Lúpus eritematoso sistêmico e fator antinuclear
E
Lúpus eritematoso sistêmico e biópsia do exantema
Mulher, com 35 anos de idade, há cerca de 1 ano refere intensa dor pélvica crônica que se acentua durante o período menstrual e melhora com anti-inflamatórios. É tercigesta , teve 3 cesárias e fez laqueadura durante o último parto, há 8 anos.Teve 4 parceiros sexuais no último ano. Ao exame físico, observa-se útero de tamanho normal, retrovertido, pouco móvel e com dor à mobilização do colo. Qual deve ser a primeira hipótese diagnóstica?
Mulher jovem com quadro de corrimento vaginal espesso e purulento, cuja análise microbiológica mostrou a presença de diplococos Gram-negativos agrupados aos pares no interior de leucócitos. Pensando no agente etiológico, qual deve ser o tratamento?
Mulher, com 77 anos de idade, com queixa de perda de urina aos grandes esforços há 10 anos. Há 6 meses começou a ter perda não relacionada ao esforço, durante o dia e a noite em quantidade variável. Ao exame, apresenta o ponto C em +3, ponto Aa em +5 e ponto Ap em -3. Após a realização de estudo urodinâmico, preconiza-se:
O(s) pico(s) da apoptose no tecido mamário ocorre(m):
Compartilhar