Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Qual o exame complementar que apresenta melhor relação custo/benefício para diagnóstico de colelitíase?

A
Tomografia de abdome.
B
Ressonância magnética de abdome.
C
Colangioressonância.
D
Cintilografia.
E
Ultrassom abdominal.
Paciente chega ao HUGO após queda de moto com dor em perna direita com deformação e limitação funcional do membro afetado. Ao exame físico: fratura exposta maior que 1 cm de extensão, sem dano excessivo das partes moles, sem retalho ou avulsão. A Radiografia confirma a fratura de tíbia e fíbula. Qual o grau da lesão segundo a classificação de Gustilo e Anderson?
Paciente masculino, 20 anos, mão direita dominante, sofreu corte com vidro em região palmar do punho direito, há cerca de 2 horas. Ao exame, apresenta lesão de tendões flexores do terceiro e quarto dedos e do nervo mediano. Qual a melhor conduta?
Em relação ao câncer de bexiga, são apresentadas as seguintes assertivas: I. O tipo histológico mais comum de câncer de bexiga é adenocarcinoma. II. O melhor método diagnóstico para esta neoplasia é a RM de pelve. III. Tabagismo é fator de risco importante para indivíduos de ambos os sexos.
No manejo do traumatismo craniano grave em pediatria a craniectomia descompressiva deve ser considerada para o tratamento de pacientes com inchaço difuso e hipertensão intracraniana (HIC) refratária ao tratamento clínico. A cirurgia pode ser considerada na situação de:
Compartilhar