Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hepatologia

Qual o FÁRMACO DE ESCOLHA para a prevenção primária da hemorragia digestiva alta por rotura de varizes esofagianas num paciente com hipertensão portal esquistossomótica?

A
Diltiazem.
B
Mononitrato de isossorbida.
C
Clonidina.
D
Propranolol.
E
Nenhuma das alternativas acima (A, B, C ou D) está correta.
Em pacientes hospitalizados, os médicos necessitam estar atentos à influência de determinados fatores que interferem nos valores de exames laboratoriais sanguíneos e que não estão envolvidos diretamente com a doença. Com base no enunciado e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta.
Vítima de ferimento por arma de fogo, com orifício de entrada na parede anterior do hemitórax direito, no quinto espaço intercostal (EID), é admitida em Unidade de Emergência. Após estudo radiológico, que revela hemopneumotórax, recebe toracostomia pelo sexto EID. Continua com drenagem de ar e sangue, indicativas de toracotomia, que mostra ferida de cerca de 2 cm bem no meio do lobo médio. Neste caso, o procedimento cirúrgico mais indicado será realizar:
No decorrer do procedimento cirúrgico para estagiar o câncer gástrico, há consenso, na literatura sugerida, de que o número de linfonodos a serem excisados é de:
Considerando-se um ato cirúrgico, efetuado no rigor da técnica, recomenda-se antibioticoterapia profilática para a seguinte operação:
Compartilhar