Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hepatologia

Qual o FÁRMACO DE ESCOLHA para a prevenção primária da hemorragia digestiva alta por rotura de varizes esofagianas num paciente com hipertensão portal esquistossomótica?

A
Diltiazem.
B
Mononitrato de isossorbida.
C
Clonidina.
D
Propranolol.
E
Nenhuma das alternativas acima (A, B, C ou D) está correta.
Analise a seguinte situação: Um paciente de 17 anos que apresenta sinais clínicos de infecção da ferida operatória para uma ressecção de cisto tireoglosso que transcorreu sem intercorrência. Como tratamento, realiza a limpeza da ferida, promove a drenagem com todos os cuidados de assepsia e envia o material para cultura e antibiograma. Prescreve um antibiótico terapêutico, supondo que o germe é aquele que estatisticamente predomina neste tipo de infecção. Você escolheu antibiótico para o tratamento de infecção por:
Homem, 71 anos, assintomático, com antecedentes de hipertensão e ex-tabagismo. Em consulta anterior de rotina foi encontrada massa abdominal pulsátil e expansível em mesogástrio com limites mal definidos. Após realização de ultrassom de abdome, o paciente retorna com laudo mostrando aneurisma fusiforme de aorta abdominal infrarrenal de 4,0 cm de diâmetro e 8,0 cm de extensão. Qual a melhor conduta diante deste achado?
Os pacientes portadores de doença arterial carotídea podem apresentar manifestações clínicas com graus variados, exceto:
A doença de Caroli consiste numa doença hepática rara que se caracteriza por:
Compartilhar