Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Segundo a Conferência do Congresso de Consenso Euro-Americana, além de hipoxemia, são critérios necessários para o diagnóstico da Síndrome de Desconforto Respirático Agudo (SDRA): I - presença de opacidades alveolares bilaterais na radiografia de tórax. II - afastar causas cardiogênicas de edema pulmonar. III - presença de pressão positiva no final da expiração maior que 10.

A
Todas as opções estão corretas.
B
Apenas as opções I e II estão corretas.
C
Apenas as opções II e III estão corretas.
D
Apenas as opções I e III estão corretas.
E
As opções I, II e III estão incorretas.
Gilmar vem à consulta médica e se queixa de dor e fraqueza na mão direita. Ao exame, apresenta dor na base do primeiro quirodáctilo e manobra de Finkelstein positiva à direita. Relata ser hipertenso e diabético de longa data. Trouxe seus últimos exames realizados uma semana antes. Exame: Creatinina: 2,2 mg/dl; Ureia: 51 mg/dl; Glicemia de jejum: 198 mg/dl; TGO: 32 mg/dl; TGP: 28 mg/dl. A melhor conduta para este caso é:
Em relação à asfixia perinatal, é CORRETO afirmar:
Paciente de 40 anos de idade dá entrada no pronto-socorro com dor lombar direita, iniciada há 24 horas, de forte intensidade, acompanhada de náuseas e vômitos. Ao exame físico, ela apresenta sinal de Giordano positivo. A temperatura está normal. Exames laboratoriais revelam sumário de urina com hematúria microscópica e leucograma normal (8.000/mm³). Além disso, tomografia revela cálculo ureteral de 8 mm no ureter terminal, associado com dilatação ureteral e piélica de leve para moderada. A conduta inicial mais adequada é:
Indique o par craniano responsável pela inervação da elevação da pálpebra:
Compartilhar