Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hepatologia

Qual o marcador tumoral mais específico do hepatocarcinoma?

A
alfa feto proteína
B
antígeno carcinoembrionário
C
antígeno carbohidrato 19-9 (CA 19-9)
D
CA 125
E
CA 50
Homem, 27 anos de idade, cursando com dor de garganta, febre com 38,5°C e tosse com expectoração há cinco dias. Ao exame físico, apresenta hiperemia de mucosas e exsudato amarelado. Não há assimetria de palato, nem desvio mediano de pilares amigdalianos. Notam-se linfadenopatias submaxilares e cervicais dolorosas. Entre os critérios clínicos usualmente empregados para definir possível faringite bacteriana no caso, não se inclui:
Paciente de 50 anos de idade, sexo feminino, diabética, em uso de hipoglicemiante oral, portadora de apneia do sono grave, vinha em acompanhamento endocrinológico por dois anos, com perda ponderal de 10 kg no primeiro ano e recuperação do peso, apesar de medidas dietéticas e farmacológicas. Ao exame físico, paciente com peso de 84 kg e altura de 1,50 m. Cintura de 112 cm, quadril de 106 cm. Em relação a esse caso, é CORRETO afirmar:
Frustrada no sonho de tornar-se campeã olímpica, uma ex-atleta divorciada não relutava em gastar boa parte do salário de frentista em puxados exercícios para "sua princesa" de 11 anos. Numa sessão de ginástica, por desatenção momentânea, a menina acidentou-se e precisou interromper os treinamentos. De modo corrente, os esportes se associam a lesões orgânicas de naturezas variadas e, dentre os seguintes pares, o que se revela inabitual e atípico é:
A pancreatite aguda biliar grave é doença de letalidade elevada. A condução dos casos é difícil e a decisão operatória algumas vezes controversa. Referente à conduta nessa doença, assinale a alternativa correta:
Compartilhar