Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Gastroenterologia

Qual o mecanismo primário da diarreia por deficiência de lactose e má absorção de glicose-galactose?

A
Diarreia secretória.
B
Diarreia motilidade aumentado.
C
Diarreia motilidade reduzida.
D
Diarreia invasão da mucosa.
E
Diarreia osmótica.
Um residente (R3) de ginecologia atende uma mulher em idade reprodutiva. A paciente se queixa de “dor à evacuação” e demonstra muita preocupação, pois observou sangue nas fezes. A seguir realizou uma colonoscopia com resultado normal. Referia também ciclos menstruais irregulares. Após solicitar alguns exames complementares, o residente esclareceu a paciente de que se tratava de uma endometriose do tipo:
A síndrome dos ovários policisticos (SOP) pode ter origem genética ou estar relacionada à resistência à insulina, ou também a um distúrbio do ovário. Porém existem alguns fatores agravantes para o desenvolvimento da SOP, como por exemplo:
Um homem de 75 anos de idade, geralmente com boa saúde, começou a notar problemas há quatro meses os quais estão piorando. Apresenta dificuldade para levantar-se de poltronas baixas e dos vasos sanitários. O que mais provavelmente apresenta esse paciente?
Uma paciente, com 25 anos de idade, há três dias apresenta febre, cefaleia intensa retro-orbital, mialgia e exantema cutâneo morbiliforme. Há oito dias retornou de Fortaleza e há um dia começou a apresentar petéquias, epistaxe e teste do torniquete positivo. Sua pressão arterial é de 120/70 mmHg e sua pulsação, de 80 bpm, a temperatura é de 36,7ºC. Os exames laboratoriais mostraram plaquetas de 80.000, leucopenia, tempos de protrombina e tromboplastina parcial normais e sorologia para dengue (IgM) positiva. Esse quadro caracteriza diagnóstico de:
Compartilhar