Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Qual o melhor exame para monitorizar a ação de drogas anticoagulantes que na síntese de fatores dependentes da vitamina K?

A
Tempo de sangria.
B
Tempo de protrombina.
C
Tempo de trombina.
D
Tempo de tromboplastina parcial ativada.
E
Contagem de plaquetas.
Para um paciente de 60 anos de idade, assintomático, com diagnóstico tomográfico de um cisto de 3,0 cm no maior diâmetro, classificação de Bosniak II F, parcialmente exofítico no polo inferior do rim esquerdo, a conduta mais adequada é:
As crises convulsivas febris correpondem a um dos problemas neurológicos mais frequentemente observados na população pediátrica, sendo que de 2 a 5% das crianças neurologicamente saudáveis apresentarão pelo menos um episódio durante a infância. Qual das alternativas abaixo constitui uma afirmativa verdadeira sobre tal entidade nosológica?
Grupo de cirurgias no qual está indicada a antibioticoprofilaxia:
Você foi chamado para avaliar um paciente de 4 meses de idade internado por bronquiolite, que apresentava queda de saturação de oxigênio. Ao chegar à unidade de internação, o paciente estava em uso de cateter de O2 nasal com 4 L/min, saturação de O2 = 50%, FC = 110 bpm, FR= 100 irpm, presença de tiragens intercostais e subcostais, uso de musculatura acessória e cianose. Enquanto você pedia ajuda e preparava o material, o paciente evoluiu em parada cardiorrespiratória. Após o ciclo de compressões e ventilações, o caso foi reavaliado e a criança continuava com o mesmo perfil eletrocardiográfico. Assinale a alternativa CORRETA, que apresenta a conduta mais adequada a ser seguida.
Compartilhar