Qual o principal objetivo da triagem neonatal para anemia falciforme?
A
Garantir o acompanhamento sequencial dos índices hematimétricos;
B
Reduzir a mortalidade por doenças infecciosas no primeiro ano de vida;
C
Possibilitar a inclusão precoce no programa de doação de medula,
D
Permitir o tratamento precoce com transfusões de trocas periódicas;
E
Quantificar o número de portadores da doença na população em geral.
Outras questões
Mulher de 32 anos encontra-se na fase ativa do trabalho de parto. O residente de plantão identificou, pela ausculta com sonar de 60 segundos, contagem de batimentos fetais = 174 bpm. A conduta mais adequada neste momento é:
Uma menina de 10 anos, com diagnóstico de obesidade moderada, sem outros fatores de risco para doença cardiovascular, apresentou glicemia = 90 mg/dl, colesterol total = 251 mg/dl, HDL - colesterol = 30 mg/dl, LDL - colesterol = 195 mg/dl, VLDL - colesterol = 26 mg/dl e triglicerídeos = 130 mg/dl. Os exames foram repetidos após duas semanas, com resultados semelhantes. A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria para a abordagem terapêutica inicial para esta criança é, além de programa de atividade física, dieta com as seguintes características:
Menina de três anos com artrite crônica em joelho direito, recebeu o diagnóstico de artrite idiopática juvenil (ou artrite reumatoide juvenil) na forma oligoarticular. O hemograma era normal, proteína-C reativa de 0,3 g/dl (normal até 0,6 g/dl), fator reumatoide negativo e anticorpo antinuclear positivo (título > 320, com padrão homogêneo). Baseado nos dados clínicos e laboratoriais desta paciente, a principal manifestação extra-articular esperada é o acometimento:
Mãe chega ao pronto-atendimento com seu filho de dois anos, referindo que, há três semanas, o menino apresenta episódios de diarreia líquida, com muco, cerca de quatro a seis vezes por dia. Informa que a criança está sem apetite e perdendo peso. Trata-se especialmente de um caso de diarreia: