Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Qual o tipo mais frequente de câncer de tireoide?

A
Carcinoma medular.
B
Carcinoma folicular.
C
Carcinoma papilífero.
D
Linfoma primário de tireoide.
E
Carcinoma anaplásico.
Paciente do sexo masculino, 48 anos, com índice de massa corpórea (IMC) = 34 kg m2, circunferência abdominal = 106 cm e glicemia de jejum = 115 mg/dl. Com base nos dados e nos conhecimentos sobre o tema, é correto a?rmar:
Uma mulher de 55 anos de idade é levada ao pronto-socorro com história de aumento progressivo do abdome nos últimos 6 meses e, há 2 dias, iniciou com confusão mental e sonolência. Tem antecedente de tabagismo e etilismo nos últimos 20 anos. Exame físico: confusa, desorientada e sem déficit motor. A temperatura axilar é de 36,8°C, pulso de 80 bpm e PA de 110X70mmHg. Abdome difusamente doloroso com ruídos hidroaéreos ausentes, ascite importante e esplenomegalia. Auscultura cardiopulmonar normal. Os exames de sangue mostram hemoglobina de 9,5 g/dL, 2.500 leucócitos/mm³, 65.000 plaquetas/mm³, sódio 132mEq/L, potássio de 4,1mEq/L, creatinina de 1,2mg/dL, amílase 80mg/dL, glicemia de 98mg/dL, albumina de 2,5g/dL. A análise do líquido ascítico mostrou 1000 células/mm³, sendo 60% de neutrófilos e 40% de linfócitos e albumina de 0,5g/dL. Qual a melhor hipótese diagnóstica ?
O triplo teste diagnóstico utilizado na busca de lesões da mama é composto por:
Em alguns indivíduos, o processo de cicatrização pode evoluir para cicatrizes alargadas , hipertróficas ou queloides. Todos os fatores abaixo influenciam negativamente o processo de cicatrização, exceto:
Compartilhar