Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Qual procedimento que, comprovadamente, reduz morbimortalidade em pacientes com síndrome da disfunção respiratória aguda (SDRA)?

A
Manobras de recrutamento alveolar.
B
PEEP elevado.
C
Estratégia ventilatória com altos volumes e PEEP elevado.
D
Estratégia ventilatória com baixos volumes e pressão de plateau < 30 mmHg.
E
Posição PRONA.
Paciente do sexo masculino, branco, 40 anos de idade, com histórico prévio de nefrolitíase, há 2 semanas vem apresentando episódios de dor intermitente em cólica em flanco esquerdo, irradiada para a região inguinal e bolsa escrotal, acompanhada de náuseas e vômitos. Exame físico sem anormalidades. Avaliação laboratorial normal, exceto pela presença de hematúria. Avaliação laboratorial prévia evidenciou hipercalciúria em urina de 24 horas. São recomendações úteis na prevenção de cálculos urinários, EXCETO:
Durante uma colisão automobilística, um homem de 56 anos foi violentamente lançado contra o volante de seu caminhão. Na chegada ao pronto-socorro, ele apresentava sudorese e queixava-se de dor torácica. A pressão arterial era 60/40 mmHg, e a frequência respiratória 40 incursões por minuto. Como causa da hipotensão desse paciente, o achado que diferencia tamponamento cardíaco de pneumotórax hipertensivo é como se encontra:
Recém-nascido de 41 semanas nasceu por meio de parto fórceps, após período expulsivo prolongado, e apresentando líquido meconial fluido. Ele está hipotônico, com choro débil e bradicárdico. Após posicioná-lo sob fonte de calor radiante, a conduta imediata é:
Uma mulher de 77 anos é levada ao pronto-socorro por causa de alteração do ciclo sonovigília e confusão mental, com episódios de agitação psicomotora, de início há dois dias. Ao exame clínico, está sonolenta, desidratada, afebril e eupneica. Apresenta bexiga palpável e diarreia líquida enegrecida. Tem antecedentes de demência e faz uso de fraldas por dupla incontinência. Feita a hipótese diagnóstica, é iniciada a hidratação venosa. A conduta mais apropriada nesse caso é:
Compartilhar