Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Qual procedimento que, comprovadamente, reduz morbimortalidade em pacientes com síndrome da disfunção respiratória aguda (SDRA)?

A
Manobras de recrutamento alveolar.
B
PEEP elevado.
C
Estratégia ventilatória com altos volumes e PEEP elevado.
D
Estratégia ventilatória com baixos volumes e pressão de plateau < 30 mmHg.
E
Posição PRONA.
Estudante de 19 anos, masculino, iniciou abruptamente com diarreia líquida, profusa, com dor abdominal em cólica e vômitos. Ao exame, encontra-se afebril, hipotenso, com vasos sublinguais baixos, dor abdominal difusa à palpação e aumento dos ruídos hidroaéreos. Numa diarreia aguda como a descrita acima, é CORRETO afirmar que o principal mecanismo fisiopatológico é:
Homem de 60 anos, sem comorbidades, totalmente assintomático, procura urologista para realizar exame da próstata. Ao exame físico apresenta próstata de 40 gramas, fibroelástica, sem nódulos. PSA = 6,2 ng/dL. Submetido à biópsia prostática que revelou adenocarcinoma de próstata Gleason 7 (4+3) em 50% de 5 fragmentos entre 14 analisados. Indique a alternativa correta:
Mariana chega à consulta com queixa ocular de embaçamento visual progressivo e dor leve no olho direito, apresentando ao exame hiperemia da conjuntiva mais intensa em volta da córnea (perilimbar), ausência de secreção e pupila miótica. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que melhor define o diagnóstico:
Em relação aos aneurismas da aorta torácica assinale a alternativa CORRETA.
Compartilhar