Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Qual tratamento é o mais efetivo na púrpura trombocitopênica trombótica?

A
Corticosteroide em altas doses.
B
Esplenectomia.
C
Drogas antiagregantes plaquetárias.
D
Transfusão de plaquetas.
E
Plasmaférese.
Em relação à classificação de Nyhus, marque a alternativa errada:
Uma criança de 1 semana de vida deu entrada no hospital devido a vômitos. Um estudo contrastado gastrointestinal evidenciou obstrução duodenal. Durante a laparotomia foi diagnosticado pâncreas anular. Qual afirmação é VERDADEIRA em relação ao pâncreas anular?
Paciente masculino, com 37 anos, apresenta-se com queixas de dores lombares esporádicas, nega febre e a diurese está presente. Ultrassom mostra imagem compatível com cálculo na pelve renal direito, com 2,3 cm, sem hidronefrose. O raio X não apresenta imagens radiopacas na topografia do trato urinário. Exames revelam: creatinina 0.83 mg/dl; ácido úrico 7,7 mg/dl; sumário de urina com PH 5; densidade 1.020, leucócitos 2 e eritrócitos 1, com presença de inúmeros cristais de urato amorfos. O médico do atendimento primário conclui que se trata de um cálculo de ácido úrico. A conduta CORRETA para esse paciente é realizar:
Em relação à prevenção da rubéola, o Ministério da Saúde realizou, nos meses de agosto e setembro, uma grande campanha nacional para vacinar 70 milhões de pessoas. Sobre o comportamento atual (2008) da rubéola no Brasil, é correto afirmar que:
Compartilhar