Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Qual(is) afirmação(ões) abaixo está(ão) CORRETA(S)? I. O aumento da resposta muscular com a estimulação repetitiva do nervo é característica da miastenia gravis. II. Lesão degenerativa de disco lombar mais frequentemente ocorre no nível L3-L4. III. A neuralgia do trigêmeo é caracterizada por paroxismos de intensa dor na face, com duração usual de 10 a 15 minutos. IV. Diante do seguinte quadro: cinco ataques de cefaleia unilateral, pulsátil, com intensidade de moderada para grave, que piora com atividade física e dura entre 4 a 72 horas, com náusea, ou vômito, ou fotofobia, faz-se o diagnóstico de migrânea sem aura. V. As alterações cognitivas dos pacientes com doença de Alzheimer tendem a seguir um padrão característico, começando com comprometimento da memória recente, que se estende para a linguagem e déficits visuoespaciais, mas, em 20% dos casos, na apresentação, não há comprometimento de memória, e sim dificuldade para encontrar as palavras e dificuldade de organização.

A
I e II.
B
I, II, IV.
C
Só a afirmação III.
D
III, IV, V.
E
IV e V.
Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que aponte o(s) maior(es) determinantes(s) de mortalidade precoce após uma lesão traumática do pâncreas:
Paciente de 9 anos em tratamento com metilfenidato para transtorno de déficit de atenção e hiperatividade vem apresentando boa melhora nas atividades acadêmicas, porém a mãe preocupa-se com as consequências de se fazer uso de uma medicação controlada em idade tão precoce. Ao citar-lhe os riscos, você CORRETAMENTE lhe dirá que o uso do medicamento, mesmo na posologia poderá causar:
O trauma crônico e repetitivo que leva a rupturas microscópicas quando o osso sofre uma carga superior ao seu ponto de colapso, é conhecida como:
Paciente masculino de 78 anos, portador de diabetes melito, hipertensão arterial e transtorno afetivo bipolar, deu entrada no pronto-socorro após episódio de síncope. Apresentava FC = 38 bpm e PA = 74 x 36 mmHg ao exame físico. Encontrava-se sonolento, confuso, febril, secretivo e com hiperglicemia. Foi internado na UTI e evoluiu com insuficiência renal aguda, necessitando de terapia dialítica. O paciente fazia uso previamente de insulina glargina 30 UI/dia e Lispro 04 UI nas refeições, losartan 50 mg 2x/dia, citalopram 20 mg/dia e carbonato de lítio 300 mg 3x/dia. Com base no caso acima, é CORRETO afirmar:
Compartilhar