Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Neurologia

Qual(is) afirmação(ões) abaixo está(ão) CORRETA(S)? I. A recuperação de uma isquemia de pequenos vasos frequentemente começa horas ou dias após o início, mas na maioria dos casos há incapacidade grave e permanente. II. A complicação de uma gravidez ou o período pós-parto ou septicemia favorecem o aparecimento da doença de Moyamoya. III. Manifestações clínicas motoras e sensoriais ocorrem por infarto na parte ventro-lateral do tálamo. IV. Hemiparesia motora pura ocorre por infarto no braço posterior da cápsula interna ou basis pontis, e quase sempre estão envolvidos a face, o braço e a perna. V. Trombose das artérias penetrantes causam lacunas, sendo os principais fatores de risco a hipertensão arterial e a idade.

A
I e II estão corretas.
B
IV e V estão corretas.
C
I, II, IV estão corretas.
D
Só a afirmação III está correta.
E
III, IV, V estão corretas.
Paciente com crise de asma brônquica há aproximadamente 12 horas, evolui com gasometria: - pH= 7,18; pO2= 45 mmHg; pCO2= 59 mmHg e BE +4. A conduta imediata a ser adotada é:
Considere que um paciente com dor na fossa ilíaca direita há 12 horas, associada a febre e vômitos, tenha o diagnóstico clínico de apendicite e deva ser submetido a tratamento cirúrgico. Diante desse quadro clínico, julgue o próximo item. O apêndice normal mede, em geral, 20 cm.
Com relação a crianças nascidas Pequenas para a Idade Gestacional (PIG) em razão de doenças maternas pré-existentes ou agravadas durante a gestação, julgue o seguinte item: As crianças nascidas PIG podem ser classificadas em simétricas ou assimétricas, sendo consideradas assimétricas quando a desproporção ocorre em fase precoce da gestação.
Considere as afirmações seguintes sobre o uso do fórcipe. I - O fórcipe é baixo quando a apresentação cefálica está visível no introito vaginal, a variedade de posição é OP e o vértice está no plano 0 ou +1 de De Lee. II - São condições de aplicabilidade do fórcipe: esvaziamento prévio da bexiga, dilatação completa, bolsa rota e diagnóstico correto da variedade de posição. III - O fórcipe de Piper é o indicado para as variedades de posição transversas. Qual a alternativa correta?
Compartilhar