Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hematologia

Qualquer esforço mais intenso deixava extenuado um eletricista de 50 anos, pelo que ele decidiu procurar o serviço assistencial da fábrica. O hematócrito de 33% foi compatível com sua palidez cutânea e, no esfregaço sanguíneo, havia hemácias macrocíticas, neutrófilos hipersegmentados e macrovalócitos. Dois anos antes, ele fizera uma cirurgia abdominal eletiva. A intervenção que mais bem justificaria o quadro descrito é:

José Maria, 65 anos, desmaiou jogando uma partida de futebol. O SAMU 192 foi acionado e chegou em 10 minutos. Ao exame, ausência de respiração e pressão arterial no ECG asistolia. Foram realizadas manobras de reanimação cardior­repiratória durante 10 minutos, sem que fosse obtido sucesso. Os familiares chegaram assustados e informaram angina há 05 anos e diabetes do tipo 2. Dos quadros relatados abaixo, qual a mais provável causa mortis?
Paciente de 48 anos, em amenorreia há 8 meses, com dosagem de FSH de 47,39 mUI/ml, há 6 meses sente fortes ondas de calor em tronco e cabeça, piores à noite, acompanhadas por insônia e irritabilidade. Sobre os fogachos na menopausa está CORRETA a alternativa:
No tratamento do linfedema está indicado drenagem linfática:
Homem de 48 anos de idade, vítima de atropelamento por veículo de carga foi devidamente removido e, ao chegar ao centro hospitalar, observa-se esmagamento de membros inferiores. Paciente está consciente, pontuação na escala de coma de Glasgow = 12; respiração espontânea, frequência respiratória = 22 movimentos/min; cateter nasal de O2 com 2 L/min, saturação não invasiva de O2 = 94 mmHg; frequência cardíaca = 102 batimentos/minuto, pressão arterial = 100 X 70 mmHg, equimose na face lateral esquerda do tórax, com crepitação na projeção do 8º e 9º arcos costais à palpação local. Sem exteriorização de sangramento. Realizados os procedimentos necessários para estabilização do paciente e colhidos rapidamente os exames subsidiários. Alguns minutos depois o técnico do laboratório telefona para a sala de admissão, preocupado com os resultados dos exames laboratoriais, devido a:
Compartilhar